Pular para o conteúdo principal

UNIAD - unidade de pesquisas de álcool e drogas

Histórico

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra.

A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.

A partir de novembro de 1996, ganhou sede própria, universalizou seu atendimento, iniciou suas atividades acadêmicas e parcerias com o setor público e da sociedade civil, sendo a UCAD - Jardim Ângela a iniciativa pioneira.

O desenvolvimento destas atividades lhe proporcionou autonomia progressiva, concretizada em ações como: criação de linhas pesquisa financiadas pela FAPESP, ampliação do repertório de cursos oferecidos, parceria com Centro de Estudos do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

Tais ações possibilitaram a captação de recursos e culminaram na aquisição de uma nova casa, que foi anexada à sede inicial, em março de 2002.

A UNIAD se transformou em centro de excelência em ensino, pesquisa, prevenção e tratamento do uso de indevido de álcool, tabaco e outras drogas.

A equipe do serviço quintuplicou, programas especiais de prevenção e atendimento foram criados, o know-how de ensino é um dos melhores do país, mais de vinte linhas de pesquisa foram ou estão sendo implementadas.

Uma referência nacional na área dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

http://www.uniad.org.br/

Postagens mais visitadas deste blog

GREA - Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas

Apresentação Sediado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o GREA - Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas, vem desenvolvendo trabalhos na área de pesquisa, ensino, assistência e prevenção de álcool, tabaco e outras drogas desde 1981. Seu método se caracteriza por uma abordagem multidisciplinar, com equipe formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. O grupo é considerado hoje como Centro de Excelência para Tratamento e Prevenção de drogas, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD. Missão O GREA tem a missão de fornecer soluções viáveis para problemas de saúde relacionados ao uso indevido de drogas, para usuários e familiares, comunidade acadêmica, instituições governamentais, de ensino, empresas e demais interessados na área, atendendo suas necessidades e excedendo suas expectativas através do desenvolvimento de pesquisas, de oferta

OS 12 PASSOS DE NARCÓTICOS ANONIMOS - PASSO DEZ

  PASSO DEZ  “Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.”  O Passo Dez nos liberta dos destroços do nosso presente.  Se não continuarmos atentos aos nossos defeitos, eles poderão nos levar para um beco sem saída, do qual não conseguiremos escapar limpos.  Uma das primeiras coisas que aprendemos em Narcóticos Anônimos é: se usamos, perdemos.  Da mesma forma, também não sentiremos tanta dor, se pudermos evitar aquilo que nos provoca dor.  Continuar fazendo o inventário pessoal significa que criamos o hábito de olhar regularmente para nós mesmos, nossas ações, atitudes e relacionamentos.  Somos criaturas de hábitos, e somos vulneráveis às nossas velhas maneiras de pensar e reagir.  Às vezes, parece mais fácil continuar no velho trilho da autodes‐truição do que tentar uma nova rota, aparentemente perigosa.  Não precisamos ser encurralados pelos nossos velhos padrões.  Hoje, temos uma escolha.  O Décimo Passo pode nos ajudar a corrigi

Família em pânico: Como lidar com a dependência química

Faz algum tempo, recebi esta carta endereçada à seção 100 dúvidas, da revista Vida e Saúde: “Tenho uma enteada de 25 anos de idade que é dependente de drogas , mas nega sempre. Parou de estudar, já gastou todo o dinheiro que tinha, perdeu o trabalho por causa da droga . Ela ainda mora com meus pais e está trazendo muitos problemas para eles. Minha mãe não sabe o que fazer. Meu pai está muito estressado. Parece que toda a família está entrando em colapso por causa dela. Como fazer para ajudá-la? O que devemos fazer como família?” A resposta, transcrita a seguir, também pode ser útil para outras famílias que lidam com problema semelhante: Dependentes químicos mentem muito. Fazem isso quase sempre, de forma a parecer verdade o que dizem. Mas evidências e possíveis comprovações podem desmascará-los e mostrar a verdade. Como familiar, duvide do que eles dizem, porque um dependente químico mente para enganar-se, enganar os demais e permanecer na droga. As mentiras fazem parte da doença